Fator K: A tarifa que é cobrada (muitas vezes indevidamente) na conta de água e esgoto do seu estabelecimento.
- Mariana de Souza Ramos
- 21 de jul.
- 2 min de leitura

Seu comércio pode estar sofrendo cobranças indevidas de água e de esgoto!
Você conhece o FATOR K, a tarifa de carga poluidora cobrada pela SABESP?
No começo, a tarifa era cobrada apenas de indústrias, após uma análise da poluição lançada na rede de água e esgoto pelos estabelecimentos industriais, que causava danos ao meio ambiente, além de maiores dificuldades para coleta e tratamento dos resíduos.
Contudo, com o decorrer do tempo, a SABESP passou a exigir a tarifa até mesmo de empresas que não realizam atividades industriais, sem que houvesse qualquer estudo técnico prévio para avaliar a existência de resíduos poluidores despejados por esses estabelecimentos.
Assim sendo, a SABESP adiciona todos os meses um valor na conta de água e esgoto das empresas, com base em uma presunção de que os estabelecimentos ocasionam poluição. Esse valor adicional é cobrado mensalmente com base em uma tabela para cada atividade empresarial exercida.
Mas há um problema: muitos desses estabelecimentos cobrados sequer lançam resíduos tóxicos ou poluidores na rede de esgoto!
A boa notícia é que essa cobrança pode ser questionada, pois os tribunais já reconhecem a impossibilidade de cobrar o fator k sem nenhum estudo técnico prévio de estabelecimentos não industriais. Há diversas decisões que afastam a cobrança para restaurantes, bares, padarias, supermercados, comércios, entre outras atividades similares.

Sua empresa paga o fator k?
Existe a possibilidade de ingressar com ação judicial com a finalidade de questionar a cobrança e de pedir a restituição (devolução em dinheiro) dos valores pagos indevidamente nos último anos.
Atenção para as seguintes atividades:
Supermercados
Padarias
Restaurantes
Lanchonetes
Shopping Centers
Hotéis e similares
Lavanderias
Comércios varejistas
Comércios atacadistas
Açougues
Concessionárias de carros
Metalúrgicas
Outras atividades não industriais




Comentários